Não é possível alcançarmos uma compreensão precisa sobre a importância fundamental desse aspecto (da Diversidade manifestada), para o princípio ou lei da fraternidade de toda a humanidade, sem levarmos em conta os conhecimentos acerca da constituição interna do homem, bem como do processo da evolução da Alma humana por meio de sucessivas reencarnações. E, nesse sentido, o primeiro fato importante para uma adequada visão do ser humano como um todo, que nos é revelado pela Filosofia Perene, é aquele da existência da matéria em muitos níveis de densidade mais sutis do que aqueles que são cientificamente já conhecidos.
O fato importante para o nosso estudo é que o homem possui veículos para manifestação em todos esses planos, ainda que, segundo seu nível de evolução, alguns possam estar muito pouco desenvolvidos. Desse modo, o ser humano é essencialmente um Raio ou Centelha do Sol da Consciência Divina Una, radicado no plano mais elevado ou divino. A partir daí, essa Consciência Divina do homem vai revestindo-se de veículos apropriados à sua expressão em todos os planos e sub-planos de densidade da matéria, até o físico.
Segundo a Filosofia Perene, ao observarmos desde o seu veículo mais denso para o mais sutil, a constituição total do homem seria a seguinte: (1) um veículo físico denso, de carne e osso, correspondente aos níveis sólido, líquido e gasoso do plano físico; (2) um primeiro veículo invisível ou aura, chamado duplo etérico, correspondente aos quatro sub-níveis etéricos do plano físico; (3) um veículo (corpo ou aura) astral ou emocional, composto de matéria dos sete sub-níveis do plano astral; (4) um veículo mental concreto, composto de matéria dos quatro sub-níveis mentais mais densos; (5) um veículo mental abstrato, composto de matéria dos três sub-níveis de matéria mental mais sutil; (6) um veículo intuicional ou búdico, com matéria de todos os sub-níveis desse plano; (7) um veículo da volição espiritual ou átmico, composto de matéria dos quatro sub-níveis inferiores do plano átmico; (8) uma Mônada ou Chispa Divina, reflexo da Trindade Divina no homem, a qual se expressa a partir dos três sub-níveis átmicos mais elevados, até as alturas do plano divino.
De acordo com a famosa classificação trina de São Paulo o ser humano compõe-se de um corpo, uma alma e um espírito. Analogamente, segundo a Filosofia Perene (ou Esotérica), o homem é integrado por uma personalidade transitória (do grego persona = máscara), um Eu imortal e um Espírito Divino. Essa personalidade é composta pelo quaternário inferior (o conjunto integrado pelos veículos físico denso, duplo etérico, astral e mental inferior), o qual é perecível, ou renovável, a cada nova encarnação. O Eu Superior é composto pela Tríade Superior (o conjunto integrado pelos veículos mental superior ou causal, búdico e átmico). Este Eu é imortal e é um reflexo ou manifestação da Mônada, ou Espírito Divino do homem, o qual é sempre uno com a Divindade.
A constituição total do homem acima descrita pode ser visualizada mais facilmente com o auxílio das duas Figuras abaixo (retiradas da obra Autocultura à Luz do Ocultismo do Dr. I.K. Taimni). No contexto dessa obra não podemos aprofundar ainda mais esse fascinante conhecimento a respeito da constituição interna do homem, o qual encontra-se nas obras dedicadas a esse fim, a exemplo de O Homem e seus Corpos de Annie Besant, ou O Homem Visível e Invisível, de C.W. Leadbeater.
(Arnaldo Sisson Filho. Teosofia e Fraternidade Universal, Capítulo VII)